King Crimson - Ladies Of The Road

Uns 6 meses atrás, o reverendo Robert Fripp anunciou pelas redes sociais que um dos maiores expoentes da história do Rock Progressivo, sua banda, o King Crimson, estava de volta. Essa foi uma notícia que é desnecessário dizer, deixou os fãs malucos e, com isso, todos nós (Proggers) voltamos a sonhar com uma eventual passagem da banda pelo Brasil.

Tour que (acredite se quiser), nunca aconteceu, mesmo com algumas tours por esta parte do mapa no curriculum e até gravação ao vivo na Argentina (''B'Boom: Live In Argentina'') lançado em 1995 e no México (Live In Mexico City) lançado em 1999.


E para ter a real dimensão do que é o King Crimson ao vivo, decidi aparecer aqui com o meu disco preferido da banda nesta modalidade, trata-se do duplo e fenomenal ''Ladies Of The Road'' lançado em 2002. Disco que compila um dos maiores picos criativos do Rock Progressivo, recheado com shows gravados entre 1971 e 1972 e acompanhados por uma overdose de saxofone para seguir o requinte, isso fora os 46 minutos genialmente azeitados de ''21st Century Schizoid Man'', odisséia que toma conta do segundo disco todo! Aproveitem o live e fiquem com a nova formação do grupo!

Line Up:
Bill Rieflin (bateria)
Tony Levin (baixo)
Robert Fripp (guitarra/sintetizadores)
Gavin Harrison (bateria)
Mel Collins (flauta/saxofone)
Pat Mastelotto (bateria)
Jakko Jakszyk (vocal/guitarra)



Line Up:
Robert Fripp (guitarra/mellotron)
Boz Burrell (baixo/vocal)
Mel Collins (saxofone/flauta/mellotron)
Ian Wallace (bateria/percussão/vocal)
Peter Sinfield (VCS3)



Track List CD 1:
''Pictures Of A City''
''The Letters''
''Formentera Lady''
''The Sailor's Tale''
''Cirkus''
''Groon''
''Get Thy Bearings''
''21st Century Schizoid Man''
''The Court Of The Crimson King''


Track List CD 2:
''21st Century Schizoid Man''
''Schizoid Men'' (edit 1)
''Schizoid Men'' (edit 2)
''Schizoid Men'' (edit 3)
''Schizoid Men'' (edit 4)
''Schizoid Men'' (edit 5)
''Schizoid Men'' (edit 6)
''Schizoid Men'' (edit 7)
''Schizoid Men'' (edit 8)
''Schizoid Men'' (edit 9)
''Schizoid Men'' (edit 10)
''Schizoid Men'' (edit 11)


Esse disco é  único dentro na discografia do King Crimson. Essa foi uma Tour completamente diferenciada dentro da história do grupo, pois foi a única a levar uma equipe de metais que pudesse sustentar (ao vivo), toda aquela sonoridade pioneirística do disco de estreia, o homérico ''In The Court Of The Crimson King''. Conteúdo de épicos que até hoje assusta pelo trabalho anos luz a frente de seu tempo.

Aqui temos os temas clássicos dos primeiros anos e seus respectivos discos de forma única e com uma riqueza sensacional, algo que se deve primeiramente ao time de metais, que sabe-se lá deus por quê, nunca mais foi convocado para os palcos dessa força motriz progressiva.



O timbre maníaco dos instrumentos Jazzísticos leva outras doses cavalares de possibilidade para o som dos britânicos. Os improvisos incitam o caos na Jam com passagens sensacionais e pra lá de mirabolantes, mas isso é apenas o primeiro disco, o segundo é ainda pior.

Durante todo o segundo CD temos uma versão infinita com várias sessões ao vivo desta mesma tour, só que com diferentes ângulos de captação sonora, para que um dos temas mais importantes do Rock Progressivo, possa ser absorvido em sua totalidade. Sim meu camarada, é exatamente sobre a mítica, clássica e essencial ''21st Century Schizoid Man'' que estou falando.

Eis aqui um disco completo dedicado a um dos maiores temas criados pelo homem. Som que mesmo sem a voz marcante e original de Gregg Lake, ganha aqui momentos de pura loucura e insanidade, assim como a versão original eternizou. São mais de 40 minutos meu caro, um capacete não seria má ideia, a banda estava no auge, todo cuidado é pouco!

0 comentários: