Rolling Stones From The Vault - 'L.A. Forum: (Live In 1975)

Primeiro gostaria de deixar uma coisa clara: gosto muito dos Rolling Stones. Dito isso, fico mais a vontade para discorrer sobre o assunto.

O Rolling Stones é uma banda tosca, não se ofendam, mas é verdade. Músicos normais com criatividade acima da média e vontade de fazer acontece (apesar de alguns virtuoses que já passaram pela banda). Hoje em dia, aliás, dos anos 80 para cá, a produção dos shows da banda está muito melhor e os músicos que acompanham os caras são fantásticos, característica que sem dúvida alguma eleva a qualidade do trabalho no conjunto da obra.

Mas, para que entendam melhor onde quero chegar, vou passar minhas impressões sobre o recém lançado 'L.A FORUM (LIVE In 1975), um dos 3 lançamentos da sério ''From The Vault'', espectro que visa relembrar grandes shows com um belo trabalho de áudioo e vídeo, roubando o mesmo nome da sério do Grateful Dead, só que fazendo a missão com muito menos qualidade, é claro. Só que quando o vi o pack na prateleira não resisti, os primeiros shows com Ronnie Wood, um set list matador, seventies total, aquela aura da época, enfim, tudo para dar certo, mas...


Line Up:
Mick Jagger (vocal/guitarra)
Keith Richards (guitarra/vocal)
Charlie Watts (bateria)
Bill Wyman (baixo)
Ronnie Wood (guitarra)
Ian Stewart (piano)
Billy Presto (piano/órgão/sintetizadores)
Ollie E. Brown (percussão)
Trevor Lawrence (saxofone)
Steve Madelo (trompete)
Bobby Keys (saxofone)



Track List:
''Introduction''
''Honky Tonk Women''
''All Down The Line''
''If You Can't Rock Me/Get Off Of My Cloud''
''Star Star''
''Gimme Shelter''
''Ain't Too Proud To Beg''
''You Gotta Move''
''You Can't Always Get What You Want''
''Happy''
''Tumbling Dice''
''It's Only Rock 'n' Roll''
''Band Intros''
''Doo DooDooDooDoo (Heartbreaker)''
''Fingerprint File''
''Angie''
''Wild Horses''
''That's Life''
''Outta Space''
''Brown Sugar''
''Midnight Rambler''
''Rip This Joint''
''Street Fighting Man''
''Jumpin' Jack Flash''
''Sympathy For The Devil''


Os Stones foram meus preferidos em relação aos Beatles por muitos anos. A rebeldia, característica que sempre rodeou os Stones e toda a áura de sexo, drogas e rock´n´roll que desperta na nova geração uma vontade de transgredir.

Enfim, minha juventude foi munida de Stones, mas com o tempo você acaba avaliando melhor e hoje não consigo nem compará-los aos Beatles, instituição que na minha opinião, é e sempre será inigualável. Chega a ser até covardia fazer esse tira teima e meio sem sentido também, pois são caminhos diferentes, exatamente o que ocorreu com esse DVD, depois de alguns play's acabei avaliando melhor.


O show em si é bom, movimentado e tudo mais que um show dos Stones podia proporcionar na época, porém, prestando atenção, você nota erros bobos, desafinadas, vocais e instrumentais, atravessadas... Não que eu exija a perfeição, até porque Rock é isso também, mas são tantas falhas que chega até a ser perceptível o total desleixo & descaso.

Keith Richards é um guitarrista muito limitado, a maioria sabe disso, bom, mas limitado. Charlie Watts é um baterista de poucos recursos e sem “pegada”, Bill Wyman, normal como sempre, não compromete mas poderia fazer alguma diferença. Ronnie Wood é quem se sai melhor nesse show, coeso, bom instrumentista (melhor que Richards na minha modesta opinião) e cheio de felling e boas idéias. Apesar de novato, mata a pau no slide, solos e etc.


Agora, o Sr. Mick Jagger, nesse show, está mais gazela do que nunca. Afetado demais e cantando de menos. Não sei qual o motivo, se foi pela época de excessos ou se foi uma noite mal chapada, mas aqui o vocalista peca em várias músicas, deixando algumas partes, como o refrão de ''Honky Tonk Women'', praticamente irreconhecível.

Nada a dizer sobre Billy Preston nos teclados, músico que faz uma graça aqui e ali na tentativa de preencher o vazio de algumas canções, nem sempre com sucesso. Temos aqui um show enérgico, fervilhante, mas de alguma forma sem vida. Não se nota vontade, tesão, pelo menos foi assim que me senti quando finalmente o DVD acabou e, digo mais, nem me interessei em ver os extras, tamanha foi a decepção.

Se você é um fanático, adquira, se gosta, pense duas vezes, pois tem coisa melhor deles no mercado e essa linha ''From The Vault'' já conta com lançamentos superiores a este aqui. Fica aqui minha impressão, minha decepção e meu desabafo.

0 comentários: