Bob Marley & The Wailers - Uprising Live!

No dia 13 de junho de 1980, o combo Bob Marley & The Wailers, fez uma apresentação que foi transmitida em rede nacional pela Rockpalast, um programa alemão tradicionalíssimo, que além de transmitir shows de grande porte, gravava as jams e hoje é responsável por alguns dos melhores gig's das bandas que conhecemos.


Essa apresentação passou na TV, para um dos públicos que mais idolatrava o mestre. Bob viveu grandes momentos na Alemanha, lotava seus shows, vendia toneladas em LP's e a prova de tudo isso é ''Uprising Live!'', gravação de sua última turnê, que mesmo com a transmissão da TV local, acabou engavetada por algumas décadas, mas foi finalmente lançada no dia 24 de novembro de 2014.


Track List CD 1:
I-Threes
''Precious World''
''Slave Queen''
''Steppin’ Out of Babylon''
''That’s the Way Jah Planned It''


Bob Marley & The Wailers
''Marley Chant''
''Natural Mystic''
''Positive Vibration''
''Revolution''
''I Shot the Sheriff''
''War/No More Trouble''
''Zimbabwe''
''Jamming''
''No Woman, No Cry''


Track List CD 2:
''Zion Train''
''Exodus''
''Redemption Song''
''Could You Be Loved?''
''Work''
''Natty Dread''
''Is This Love?''
''Get Up, Stand Up''
''Coming in from the Cold''
''Lively Up Yourself''


Reza a lenda que depois de voltar do médico e ver que seu câncer tinha retornado de forma avassaladora, Bob foi passar o som pra um show e fez a banda tocar ''I'm Hurting Inside'' durante duas horas e meia.


A sensação de saber que sua vida está se esvaindo de suas mãos deve ser assustadora, mas nem isso foi capaz de assustar Bob. Sua última tour teve um cronograma absurdo, com o maior número de shows marcados para o menor espaço de tempo existente.

Ele queria estar em todos os lugares, pregando e deixando seu legado, pois sabia que o tempo estava acabando. Essa nova investida foi forte demais e produziu shows completamente fora da curva. Celebrações monumentais e completamente indescritíveis de paixão e amor pela música, ferramenta universal que mudou não só a vida do poeta, mas os dias sem graça de quem coloca os fones com uma track de sua persona no play.


E esse show resume a luta que foi essa última tour e como ela rendeu frutos maravilhosos, apesar do triste panorama que a permeou. Aqui rola até um pequeno set das I-Trees antes dos Wailers arrebentarem com um show duplo.

Aqui a banda de 10 integrantes deu tudo de si, Bob se entrgou de corpo e alma e nos mostrou a grandeza de um sábio que busca apenas inspirar seus semelhantes. A vitalidade presente aqui é sem tamanho, são quase duas horas e 23 sons, todos cantados por um homem que enfrentar o seu destino.

Sem o choro protegido de ''No Woman, No Cry'', mas com o brilho das inspiradas guitarras de Al Anderson e Junior Marvin em ''Is This Love''. O fim estava próximo, mas a liberdade era plena e esta comprovada aqui, musicalmente, com o acabamento Funky que faixas como ''Could You Be Loved'' e ''Exodus'' receberam.


Bob nos deixou menos de um ano depois dessa gravação. São 34 anos sem sua presença física neste plano, mas espiritualmente, o discípulo de Haile Selassie sempre esteve soprando por aí, livre como o vento e perpétuo como seus 70 anos.

0 comentários: