Nunca fiz uma playlist no Spotify #10 - O groove é o mais puro veneno

O baixo sempre foi um instrumento de suma importância quando o assunto é um groove de alta patente e sustância. É diretamente da força do grave de 4, 5 ou 6 cordas (e alavanca se você for o Les Claypool), que sai toda a espinha dorsal do som, e rapaz, quando o slap é bem feito, o baque é outro nível.

Nomes como Stanley Clarke, Jeff Berlin, Marcus Miller e tantos outros nos mostram como o baixo está longe de ser apenas um pífio elemento da parede sonora de qualquer banda mais ou menos.


Quando bem tocado, não existe guitarra que segure essa onda, o som encorpado é praticamente auto suficiente e seu dinamismo, muitas das vezes, torna-se incalculável perante a estética e coesão sonora.

Por isso, para ressaltar os benefícios daquela grooveria eletroacústica, a playlist de número #9 da nossa série "Nunca Fiz uma Playlist no Spotify", conta com 30 takes onde o baixo é o "crème de la crème", o prato principal do som, o elemento crucial para que qualquer som consiga ao menos virar a esquina e tomar uma cerveja fretless.

2 comentários:

  1. Poorra bicho, quanto tempo hein haha. Playlist sinistra, vai rolar uma listinha dos melhores do ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, vai rolar sim mestre, vai cair até dia 20

      Excluir