Quer saber como seria se o Beatles tocasse chorinho? Escute Beatles N Choro

Sempre tive dificuldade com os Beatles. Meu pai tem tudo que eles gravaram, então acabei ouvindo o som dos quatro meliantes de cabelo tigelinha com certa regularidade durante a minha infância. 

Quando digo que tive dificuldades as pessoas costumam esbravejar que isso é um absurdo, mas isso não significa (necessariamente) que eu não goste deles. Respeito e vejo muito feeling nos trabalhos quarteto, assim como observo o impacto de suas composições na história da música com grande facilidade.


Ignorar isso seria uma demonstração de ignorância bastante acentuada e eu de fato tentei entrar no mundo dos oriundo de Liverpool, apenas não consegui. Depois de um intervalo de alguns anos fui ouvir a carreira solo de cada um deles e encontrei nos discos solo de Paul & Wings, além de Lennon Ringo e George Harrison - esse último me deixou estupefato quando ouvi "Wonderwall Music" - 1968) um interessante universo paralelo.

De tempos em tempos ainda rola Beatles aqui em casa, mas de outras maneiras. Gosto bastante do disco do "McLemore Avenue", LP (lançado em 1970) com que o Booker T. & The MG's fez com releituras cheias de Soul & Groove para o Rock britânico da gangue de besouros.


O George Benson também fez uma releitura magnífica, dessa vez esbanjando Jazz em sua semi acústica com "The Other Side Of Abbey Road" (também lançado em 1970). Ouvi mais Beatles do que se imagina, mas sempre com referências diferentes, um exercício que nunca me deixou duvidar da profundidade e da relevância deles para o cenário interplanetário do groove, nem mesmo por um minuto.

Mas existe um trabalho de releituras com a obra do "Fab Four" que é o mais bonito, singelo e brasileiro que já ouvi, pena que pouca gente conhece. Falo sobre o Box de 4 CD's chamado de "Beatles-'N'-Choro", um projeto que pega o brilhantismo do chá das 16:00 do Beatles e mistura com o Chorinho brasileiro. Parece coisa de maluco né? Duvido que você não ficou intrigado.

*Desculpe pela qualidade da foto, o Googlee não ajudou

Projeto idealizado por Renato Russo, aquele mesmo do Legião Urbana, Beatles 'N' choro é um box de 4 exuberantes gravações, contendo um repertório Beatlemaníaco escolhido a dedo e tocado a moda do Choro carioca apenas pelos maiores instrumentistas brasileiros.

Um disco de rara beleza e que dificilmente entra numa roda de discussão, o trabalho produzido por Henrique Cazes (cavaquinho) e lançado pela Deckdisc abrange o Maxixe, seu brother Choro-Canção, seu fornecedor Choro, o vizinho de quebrada Valsa e o temperamental Samba com grande classe, originalidade e um sotaque brasuca que de longe até lembra o Paul McCartney bêbado.

Trocadilhos infames a parte, o projeto que saiu da mente de Renato Russo não pode ser feito com ele em terra já que o compositor nos deixou em 1996, porém, depois que o diretor artístico da mesma gravadora de Renato (João Augusto) conseguiu a autorização da família para tirar a ideia do chão ao lado de Henrique Cazes, que gerenciou todo o time de craques que aqui fazem miséria.


Se liga nos track lists e nos músicos envolvidos... De Carlos Malta, passando por Hamilton de Holanda, Henrique Cazes, Rildo Hora, Marcello Gonçalves, Paulo Sérgio Santos e Quarteto Maogani, meu caro, aqui só tem a nata dos solistas.

PS: hoje a caixinha com as 4 gravações vale uma grana considerável. A Deckdisc lançou os discos separados, fora do box, com o mesmo conteúdo claro, mas ainda assim os trabalhos são difíceis de baixar, mas fiquem calmos, todos os trampos estão disponíveis no Spotify.

A música brasileira é um presente e olha que eu nem gosto de Beatles rs. Que repertório!

Beatles-'N'-Choro


01 - Carlos Malta - Help!
02 - Hamilton de Holanda - Something
03 - Paulo Sérgio Santos - The Fool On The Hill
04 - Henrique Cazes - Day Tripper
05 - Rildo Hora - Here, There and Everywhere
06 - Henrique Cazes e Marcello Gonçalves - Blackbird
07 - Quarteto Maogani - While My Guitar Gently Weeps
08 - Paulo Sérgio Santos - When I'm Sixty-four
09 - Henrique Cazes - With A Little Help From My Friends
10 - Hildo Hora - For No One
11 - Hamilton de Holanda - Eleanor Rigby
12 - Carlos Malta - The Long And Winding Road


Beatles-'N'-Choro 2


01 - Carlos Malta - You're Going To Lose That Girl
02 - Henrique Cazes - In My Life
03 - Rild Hora - A Hard Day's Night
04 - Hamilton de Holanda - Yesterday
05 - Paulo Sérgio Santos - Martha My Dear
06 - Hamilton de Holanda - I Want To Hold Your Hand
07 - Marcello Gonçalves - She's Leaving Home
08 - Rildo Hora - If I Fell
09 - Henrique Cazes - You Won't See Me
10 - Paulo Sérgio Santos - Michelle
11 - Hamilton de Holanda - Here Comes The Sun
12 - Carlos Malta - Come Together


Beatles-'N'-Choro 3

01 - Carlos Malta - I Feel Fine
02 - Hey Jude - Hamilton de Holanda
03 - Paulo Sérgio Santos - Honey Pie
04 - Henrique Cazes - Got To Get You Into My Life
05 - Rildo Hora - Do You Want To Know A Secret
06 - Marcello Gonçalves - We Can Work It Out
07 - Henrique Cazes - All My Loving
08 - Paulo Sérgio Santos - Wait
09 - Henrique Cazes - Girl
10 - Rildo Hora - Hello Goodbye
11 - Hamilton de Holanda - Mother Nature's Son
12 - Carlos Malta - Penny Lane


Beatles-'N'-Choro 4


01 - Carlos Malta - The Night Before
02 - Hamilton de Holanda - Ticket To Ride
03 - Rildo Hora - Let It Be
04 - Henrique Cazes - And I Love Her
05 - Paulo Sérgio Santos - I Will
06 - Marcello Gonçalves e Henrique Cazes - Because
07 - Hamilton de Holanda - You Never Give Me Your Money
08 - Rildo Hora - She Loves You
09 - Paulo Sérgio Santos - Maxwell's Silver Hammer
10 - Hamilton de Holanda - Ob-la-di, Ob-la-da
11 - Henrique Cazes - Nowhere Man
12 - Carlos Malta - The Inner Light


0 comentários: