Relançaram o disco que o Herbie Hancock gravou com a Kimiko Kasai

Nos anos 70 o Herbie Hancock gravou alguns de seus melhores trabalhos. Em 73 saiu o clássico Head Hunters, já no ano seguinte foi a vez do "Thrust" e em 75 ainda teve um ao vivo no Japão ("Flood") que hoje deve valer uma nota em vinil, principalmente nas edições da época.

Aliás, foi bem nos anos 70 que bandas como o Beck, Bogert & Appice, por exemplo, começaram a explorar o mercado asiático. O próprio ao vivo do supergrupo formado pelo Jeff Beck - "Live In Japan"  de 73 - virou um item raríssimo na coleção de qualquer fã, não dó do Jeff Beck, mas de Cactus e Vanilla Fudge também.


Com a afirmação do mercado japonês como um pilar importante para a indústria fonográfica, centenas de edições acabaram ficando restritas aos colecionadores do mundo todo. Em muitas das vezes esse problema geográfico só poderia ser resolvido com uma viagem em pessoa, afinal de contas o país é um dos que mais atraem os amantes de vinil, principalmente desses LP's obscuros que não saíram fora do Japão.

Line Up:
Kimiko Kasai (vocal)
Herbie Hancock (vocal/piano/teclados/sintetizadores)
Mari Kaneko (vocal)
Yuka Kamebuchi (vocal)
Webster Lewis (órgão/piano/teclados/sintetizadores)
Alphonse Mouzon (bateria)
Paul Jackson (baixo)
Ray Obiedo (guitarra)
Bill Summers (percussão)
Benny Maupin (saxofone)



Track List:
"I Thought  It Was You"
"Tell Me a Bedtime Story"
"Head In The Clouds"
"Maiden Voyage"
"Harvest Time"
"Sunlight"
"Butterfly"
"As"


Uma das maiores gravações da carreira de Herbie Hancock, "Butterfly" foi um LP de estúdio gravado em Tóquio e lançado em 1979, esse disco contou com uma das maiores bandas que Herbie já teve ao seu dispor.

Na bateria, um dos maiores nomes do Fusion e sem dúvida alguma um dos maiores mestres da baqueta, Alphonse Mouzon. No baixo, nada mais nada menos que o Paul Jackson, isso fora o Webster Lewis que dividiu o trabalho de teclas com o Herbie, Benny Maupin no sax e Bill Summers na percussão. Que time, né? Entendeu por que os colecionadores ficaram malucos quando as poucas cópias que saíram na época sumiram?


Disponível no Japão pela primeira vez desde seu lançamento, "Butterfly" agora pode ser adquirido via Be With Records, selo britânico responsável pela empreitada toda. A reedição saiu dia 20 de abril e veio com a icônica arte da capa original restaurada, com OBI e uma qualidade de som monumental.

Um disco que mostra o fino trato e a sofisticação do AOR, além de evidenciar o requinte do City Pop, japonês - que viveria seu auge nos anos 80 - essa gravação beira a perfeição. Os timbres, a clareza das linhas, a nitidez... A interpretação para o boogie-disco de "I Thought It Was You" é o puro reflexo da classe num arranjo de Jazz-Funk.

O groove de "Head In The Clouds" explora toda a ampla capacidade melódica de Kimiko Kasai. É importante inclusive salientar a performance da vocalista japonesa, pois ela está longe de ser coadjuvante nesse trabalho. O cover de Stevie Wonder com "As" é um esforço angelical.

Sabe aquele disco que você escuta e não acha nem uma pluma fora do lugar? Então, é esse disco aqui. Valeu a pena ter feito uma dívida no banco. O melhor de tudo é que ainda tem no Spotify. Alphonse Mouzon e Paul Jackson, uma das maiores sessões rítmicas que o senhor ouvirá na vida!

0 comentários: