Yussef Dayes, Alfa Mist, Mansur Brown & Rocco Palladino - Ao vivo no Abbey Road

O título do texto parece aquelas matérias sensacionalistas que visam apenas cliques, mas nunca priorizam a qualidade da informação. É exatamente o contrário, mas justamente em função do formato de vídeo da informação à seguir, a única coisa plausível a se fazer foi ressaltar os nomes dos meliantes envolvidos, pois acredite, depois do play não restará pedra sobre pedra.


Lançado no dia 30 de agosto de 2018, a faixa "Love Is The Message" é uma composição da dupla Alfa Mist & Yussef Dayes. Vale ressaltar inclusive que a dupla trabalha junto já tem um tempo e em termos de produção, contam com 2 singles lançados - o segundo é a faixa "Blacked Out" - além dessa super sessão (logo) acima. 

Destaco esse projeto em particular, não apenas em função da assombrosa qualidade técnica dos músicos envolvidos, mas também em função de contar com o Alfa Mist, um dos caras mais inventivos e originais que a cena de UK jogou nos berços do groove em tempos recentes.


Produtor, compositor e pianista de mão cheia, o Alfa Mist é um nome em destaque da cena Jazz em UK, justamente por fazer um som que passa longe da sonoridade que definiu a nova explosão jazzística na terra da rainha.

Com um approach muito fundamentado em chapantes frases de sinth e camadas arrebatadoras e repletas de feeling, o meliante cria um universo único, onde o Soul, o Hip-Hop e o Jazz se encontram numa jam que é o absoluto oposto de toda a efervescência de Londres.


Outra coisa que faz o som desse cara ser algo de fato único, é que apesar de seus teclados serem praticamente uma nave, o negrão trabalhava com banda e os timbres são sempre de cair o queixo. É tudo muito suave quando o assunto é o tom aveludado dos trompetes, aquele som exato de caixa na batera... O ouvido do cidadão é muito preciso e nesse clipaço fica claro como sua mente é o elemento que coordena a dinâmica do groove.

Além de uma oportunidade excelente para conhecer o trabalho de nomes como o Mansur Brown (resenhamos o disco dele aqui), além do já citado Yussef, esse vídeo também traz o nome de Rocco Palladino ao grande público. Filho do também baixista Pino Palladino, é notável como suas linhas cristalinas saem do baixo com uma naturalidade quase banal... Nem precisa de teste de DNA.


Mais do que um single expandido numa sessão homérica dentro de um dos maiores estúdios da história, esse live conta com um arranjo e uma execução irretocável. Depois do fim, já na casa dos 10 minutos, é quase impossível não imaginar um supergrupo saindo dessa reunião. 

É impressionante como o som do Alfa Mist toma conta do espaço. Sempre muito melódico, as teclas comandam um campo de imersão capaz de criar universos próprios. O som sempre surpreende o ouvinte a cada solo que surge para irrompe silêncio e mostra como uma cozinha pode ser vibrante e expressiva, mesma com o sentimento e uma abordagem mais introspectiva.

0 comentários: